quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cerimônia das areias - conheça um pouco dessa tradição

Diz a lenda que a Cerimônia das Areias provavelmente começou no Havaí, quando os casais ficavam com os pés descalços na praia, e num certo momento da cerimônia, eles desciam as mãos ao chão e tomavam um punhado de areia debaixo de seus pés e deitavam em um único recipiente no altar da cerimônia. Para outros autores é uma cerimônia dos Apaches (nativos dos Estados Unidos) que tinham um costume de unidade similar que envolvia derramar areia colorida em uma tigela nas cerimônias de união de casais.

Pouco conhecida em nosso país e semelhante à cerimônia de unidade das vela, a cerimônia das areias é única em sua beleza e seu símbolo. A vida separada do noivo e da noiva são representadas por dois frascos de areia (o recipiente pode ser selecionada com base no tema do casamento), geralmente de cores diferentes. Na cerimônia de casamento, os noivos pegam as suas garrafas individuais e durante os seus votos vão enchendo o vaso central. Acontece o entrelaçamento das duas areias, que não podem ser separadas, simbolizando a união do casal. Ás vezes este vaso central é mantido pelo casal como um símbolo deste dia ou pode ser fechado com uma mensagem e atirado ao mar, nos casamentos na praia.

Converse com seu celebrante sobre a possibilidade de realizar a cerimônia das areias no seu casamento. Somente ele poderá autorizar a realização da mesma.

Ou você pode inventar e criar a sua própria tradição!
 
Segue um texto que pode ser lido na celebração:
 
"Celebrante: Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel!
Noiva: Deus abençoou o teu caminho até junta-lo ao meu.
Noivo: E cuidou da tua vida, separando-a para mim.
Celebrante: Assim como essas areias jamais poderão ser separadas, que esta união também seja inseparável."


Celebrante: Hoje, o relacionamento é simbolizado através da união das areias presentes nesses vasos. Cada um desses vasos representa um de vocês, noivo e noiva (dizer os nomes dos noivos). Ao misturar as areias neste terceiro vaso, vocês demonstram que a partir de hoje cada um de vocês deixa de existir individualmente e passam a ser um só. Assim como os grãos de areia aqui colocados não podem ser separados novamente em vasos individuais, assim é este casamento.”

Celebrante: Noivo e Noiva (dizer os nomes dos noivos), hoje vocês unem as vidas de vocês em uma só. Estes dois vasos separados simbolizam a vida de vocês até aqui, eles representam tudo que vocês tem de individual.  Este terceiro vaso, onde são misturadas essas areias, representa a vida de vocês a partir de agora, quando vocês passam a ser um só. Assim como os grãos de areia aqui colocados não podem ser separados novamente em vasos individuais, assim é este casamento.”

 
Celebrante: Como o Cristal é límpido e transparente, assim é o amor verdadeiro contido no coração, puro e inseparável. ...o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2:24) apesar de serem seres distintos, diante de Deus serão uma só carne. O amor é forte e fiel, o casamento é diante de Deus indissolúvel, 
"Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel  – “ O que Deus uniu, o homem não separa”.

Você também pode criar o seu próprio textinho e pode também envolver parentes como pais, irmãos e tios na cerimônia... aqui vai algumas fotinhas inspiradoras:
 



 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário