sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Esclarecendo o dilema do Monograma.

Olá,
 
esses dias postei sobre o "Save the date" e, ao final do post, fiz um monograma que poderia ser usado em save the date também. 
 
Esses dias fui buscar minhas taças gravadas com monograma que tinha comprado em site de compras coletivas (sempre tentando economizar). Pois bem, lembro que tinha encomendado o monograma e feito com a minha inicial vinda antes da inicial do meu noivo.
 
Foi quando eu cheguei em casa, mostrei para a minha mãe e ela falou: "Esse monograma está errado". Pensei logo que tinha gasto dinheiro e tudo mais... Mas lembrei que eu já tinha lido algo sobre isso e por isso que eu tinha colocado a minha inicial da frente.
 
Então, marinheira de primeira viagem, fui REpesquisar sobre o assunto. E vim aqui escrever para fixar na minha cabeça de noiva cheia de coisas e também repassar essa informação no mínimo curiosa para vocês.
 
 
O monograma é uma identificação através de letras.  Quando acrescentamos um nome ou uma data ao monograma ele se torna uma personalização.
 
Mas e aí, afinal o que vem primeiro, a inicial do homem ou da mulher?
BINGO! A da mulher. Essa é a última vez que a referência à mulher vem à frente. A partir do casamento, quando ela se torna uma senhora, passa a vir depois da referência ao esposo.
 
Pela tradição americana, o monograma é composto pela inicial do sobrenome do casal. No caso do casal ter o sobrenome começado com a mesma letra, o monograma é composto da primeira letra do nome de cada um e da letra do sobrenome no centro.
 
Os monogramas podem ser utilizado na parte de papelaria do casamento, no bolo, nas lembrancinhas, nos bem-casados, nos kits de banheiro e vários outros detalhes que sua criatividade sugerir!
 
Tradições são tradições, mas você pode fazer do jeito que você quiser. Podem fazer com apelidos, com o nome do noivo primeiro, com data, sem data. Enfim, o casamento é seu e você tem que deixa-lo a sua cara e do seu noivo, sem preocupar-se com que os outros vão achar.
 
 
Boa sorte!

11 comentários:

  1. Amei os esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  2. Bodas de ouro seria a inicial do homem na frente então pq já são casados??

    ResponderExcluir
  3. Eu estava com essa dúvida até achar o seu comentário. Nos convites também vem o nome da noiva primeiro?

    ResponderExcluir
  4. Ola, obrigada por participar com sua dúvida! Os convites de casamento sempre vem com o nome da noiva primeiro. No caso de bodas de ouro, fica facultativo, porém é mas interessante que o do esposo venha primeiro, já que após casados o nome do homem passa a ser referencia. - Blog Casando No Melhor Estilo

    ResponderExcluir
  5. Amei seu post. Me ajudou muito pois estava com muita dúvida.
    Adorei o papel de parede do seu blog tbm, quero esse modelo de estampa no meu convite de casamento.. Você não poderia me mandar esse papel de parede para o meu e-mail?? Se possível for, mande para o vanypequenina@hotmail.com.
    Desde já agradeço imensamente. Vanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por colaborar com o blog!
      Infelizmente não tenho mais o arquivo, pois perdi todos os arquivos do blog juntamente com meu HD. Mas é fácil, basta pesquisar no google.
      Tenho um link que talvez possa ajudar:

      https://www.google.com.br/search?q=FLORAL+VINTAGE&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjDrYWwhejTAhWGDJAKHcWLBFAQ_AUICigB&biw=1366&bih=662


      Abraço

      Excluir
  6. Muito interessante e completa a sua explicação, parabéns.
    Eu fiz tanto o brasão quanto os convites com o meu nome primeiro, eu acho que fica mais forte assim.
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  7. No meu caso que tenho dois nomes, eu posso usar o apelido?

    ResponderExcluir